Inicial > Sem categoria > Fim do email!?

Fim do email!?

Esqueça o Orkut. A Google e a Yahoo! estão planejando tornar seus sistemas de email e páginas personalizadas (iGoogle e MyYahoo!) em redes sociais e, claro, é fazer com que o Myspace e o Facebook (as maiores redes sociais nos EUA) justifiquem o quanto valem. Se a Google e a Yahoo! realmente fizerem isso, poderemos – possivelmente – ver o fim do email como os conhecemos hoje em dia.

“Web-based e-mail systems already contain much of what Facebook calls the social graph — the connections between people. That’s why the social networks offer to import the e-mail address books of new users to jump-start their list of friends. Yahoo and Google realize that they have this information and can use it to build their own services that connect people to their contacts” New York Times.

Isso parece nao ter sentido, pois o mapeamento das conexões, o chamado gráfico social, já está disponível nos sistemas de email, e é o coração das aplicações de email. Assim, quando você manda um email para alguém ou um grupo, você está criando ou continuando uma relação com as pessoas salvas no “Para”, “CC” e CCo”.

O interessante é que grande parte dessa informação existe na nossa rede, mas está dormente. O que o Yahoo! não tem nessa sentido é um perfil pesoal, onde usuários expressem seus interesses e personalidade para outros. Yahoo! teve muitas iniciativas nesse sentido ao longo dos anos, tipo o diretório de membros, Geocities, entre outras. Recentemente eles iniciaram o Yahoo! Mash. Mas nenhuma dessas foi muito bem sucedida. Disse Mr. Garlinghouse (diretor da área de produtos para a comunidade e comunicação).

Haverá algum tipo de sistema de perfis no Inbox 2.0, diz ele. Para pessoas que usam muitos serviços Yahoo!, esse perfil poderá ser bastante rico, mesmo no início, podendo realizar ações no Yahoo! Music, Yahoo! Shopping e por ai vai. Se você receber um email, você poderá clicar no nome dela e ir pra perfil pessoal dela

A diferença fundamental entre email e redes sociais é o perfil do usuário, ou a falta de um. Também a falta de widgets (ou apps) que permitam a “socialização”. Se a Googe e a Yahoo! puderem “socializar” o email ele pode não apenas “virar” uma rede social mas também a penetração no ambiente de trabalho será inevitável. O bloqueio no ambiente de trabalho é a privacidade e proteção IP. Redes sociais não são exatamente seguras. Mas se um email “empresarial” for “socializado” então a segurança já estará lá.

Tudo muito legal, mas têm-se que ver que quando as pessoas entram no Orkut, por exemplo, elas sabem que estão ali pra se exporem, mesmo que alguns não gostem dessa idéia, esse é o conceito fundamental de uma rede social. Mas quando se cria uma conta no Google Mail é apenas para mandar emails. Nem todo mundo quer ter sua privacidade invadida, ou por amigos, ou por estranhos. Têm-se que ter muito cuidado com esse tipo de mudança.

Vai ser interessante ver essa mudança e alguns administradores surtando (eu, inclusive).

Categorias:Sem categoria Tags:, , , ,
  1. Rogério Peixoto
    novembro 19, 2007 às 11:34 pm

    É por isso que essa galera ganha tanto dinheiro. São muitas idéias boas.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário